
Copyright © 2023 - Curtir Aracaju - VNB Turismo CNPJ: 43.320.726/0001-14
Evento gastronômico valoriza empreendedores locais e produtos que traduzem a essência de Sergipe
A segunda edição do Empório Sergipano, realizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), está movimentando ainda mais a Orla da Atalaia. Realizado paralelamente e dentro da Expo Verão 2025, o evento gastronômico teve início na sexta-feira, 24, e segue até domingo, 26, das 17h às 23h. Ele reúne sabores que representam a identidade do estado, com o objetivo de valorizar empreendedores locais e atrair o público interessado em conhecer e consumir produtos que fazem parte da rica gastronomia sergipana. Estão participando empresas e entidades de 13 municípios, além da capital, Aracaju, e 16 empreendedores individuais.
A secretária-executiva da Setur, Daniela Mesquita, destacou a relevância do evento ao atrair pessoas interessadas em conhecer produtos regionais. Segundo ela, a iniciativa também fortalece a imagem de Sergipe como um destino gastronômico. “O Empório Sergipano oportuniza mostrar o potencial dos produtos locais, movimenta a economia e impulsiona o turismo, mostrando ao público o que temos de mais genuíno em nossa gastronomia”, argumentou.
Entre os expositores, destaca-se Daniel Henrique, integrante da Associação Britense de Apicultores e Meliponicultores, da cidade de Campo do Brito, no agreste sergipano. Ele participa da iniciativa desde a primeira edição, considerando-a uma grande oportunidade para mostrar a qualidade do mel produzido pela associação. “O apoio do governo, por meio da Setur, em promover o Empório Sergipano é essencial. Demonstra o apoio para expandirmos nosso negócio, possibilitando fortalecer nosso contato com os clientes”, declarou.
Outro destaque é Alexandre Barreto, que trouxe a Cachaça Reserva do Barão, de Santa Luzia do Itanhy, no sul do estado. No mercado sergipano há 20 anos, ele enfatizou a visibilidade proporcionada ao produto. “Nossa cachaça é feita artesanalmente. A fermentação é natural, e o envelhecimento é de quatro anos no barril de carvalho americano, por exemplo. Estamos aqui com um produto de qualidade, genuinamente sergipano, e a nossa expectativa é muito boa. Assim como na edição anterior, espero que aconteçam boas vendas”, frisou.
Na área gastronômica, o casal Maria Cristina e Wilson Silva, de São Cristóvão, na Grande Aracaju, proprietários de uma fabriqueta de doces típicos, também destacou a importância do evento para ampliar a visibilidade dos produtos. “É a primeira vez que participamos. É uma oportunidade muito boa para apresentarmos nossos doces a um público maior e, assim, conquistarmos novos clientes”, avaliou Maria Cristina.
Por sua vez, Giovanni Possamai, da Vinícola Possamai, também de São Cristóvão, ressaltou o impacto positivo do Empório Sergipano. Ele destacou que as uvas usadas para produzir os vinhos são cultivadas na região do Vale do São Francisco, agregando ainda mais valor ao produto. “Esse evento também cria uma conexão especial entre os visitantes e o nosso produto, que traz esse diferencial de ser totalmente produzido aqui”, disse.
Os visitantes também aprovaram a iniciativa. A professora aposentada Lúcia dos Santos, que visitou o estande com a sobrinha Eliane Santos, ressaltou a organização do evento. “Gosto de comprar produtos orgânicos. Quando vi aqui, parei para adquirir alguns. Está tudo muito organizado. É uma vitrine para quem quer conhecer melhor Sergipe”, salientou.
Além dos produtos gastronômicos, a feira também serve como um espaço de troca cultural e turística, permitindo que os visitantes explorem a diversidade sergipana em um único lugar.
Se você está planejando visitar o evento, confira algumas dicas para aproveitar ao máximo:
Gostou do evento? Ainda dá tempo de conferir o melhor da gastronomia sergipana no Empório Sergipano! Visite a Orla da Atalaia até domingo, 26, das 17h às 23h, e aproveite para experimentar sabores únicos e apoiar os empreendedores locais.